Olá pessoal, tudo joinha.
hoje vou fazer uma demonstração de como fazer a instalação do banco de dados MariaDB,
Vamos começar o link baixe o MariaDB você pode baixar para Windows de 64 bits,
A instalação no Windows 7,8, 10 ou ou Windows Server é a mesma. Baixado o arquivo, localize-o e dê-lhe um clique duplo.
Clique em Run (ou Executar se o idioma do seu Windows for PT-BR).
Hora de personalizar a sua instalação, escolher o que quer e o que não quer instalar. Se omitir-se aqui, apenas os Debug Symbols (sinais para depuração) não serão instalados.
- MariaDB Server -> Database instance: Se estiver selecionado, o instalador pedirá (em telas seguintes) dados para configurar uma instância do servidor do banco de dados. Se já possui uma instalação do MariaDB e está apenas atualizando-a, esta opção não precisa ser selecionada e é mesmo acertado não selecioná-la; ou ainda, se não possui uma instalação, mas possui dados de bancos de dados (isto é, um diretório contendo subdiretórios que guardam, por sua vez, dados de banco de dados — MySQL ou MariaDB) pode deixar essa opção sem ser selecionada e, posteriormente, configurar uma instância do servidor que aponte para esses dados existentes. Se não estiver atualizando uma instalação tampouco tiver dados anteriores, mas ainda quiser configurar a instância do servidor posteriormente, nada lhe impede.
- Third party tools (ou ferramentas de terceiros) -> HeidiSQL: Trata-se de um cliente gráfico, um software dotado de uma GUI com o qual, fornecendo-se host e porta, faz-se possível a comunicação com determinada instância do servidor. Sua instalação é opcional; se desejar, ainda é possível instalar outros clientes gráficos para comunicar-se com o servidor do MariaDB. Com um cliente gráfico, ao invés de criar e editar bases de dados e tabelas por meio de código, é possível criar e editá-las de maneira mais simples e intuitiva.
Se na tela anterior você selecionou em MariaDB Server o subitem Database instance, a tela acima é a tela seguinte.
Cada instância do servidor tem um usuário padrão (administrador do banco de dados), o usuário root. Por omissão, a senha desse usuário é vazia; se deseja definir uma senha, selecione a caixa de seleção Modify password for database user ‘root’ (Modificar a senha do usuário do banco de dados ‘root’). Se desmarcar esta caixa de seleção, é possível definir uma senha posteriormente, depois de terminada a instalação, quando desejar.
A caixa de seleção Enable access from remote machines for ‘root’ user (Permitir ao usuário ‘root’ acesso a partir de máquinas remotas) se selecionada permite que o root acesse o servidor por meio de um cliente instalado numa máquina remota, ou seja, o servidor correndo em uma máquina e a sessão (instância) do cliente em outra. Se você manter desmarcada esta caixa, é possível atribuir esse privilégio ao root posteriormente.
Não marque a caixa de seleção Create An Anonymous Account (Criar uma conta anônima). Com o usuário root você pode criar, posteriormente, quantas contas quiser na hora que quiser e com os privilégios que julgar necessários. Uma conta anônima não se faz necessária e é mesmo desaconselhável criá-la.
Por omissão, a codificação de caracteres (conjunto de caracteres) utilizada pelo servidor do MariaDB é o latin1. Se o idioma de trabalho dos seus bancos de dados não for um idioma que use o alfabeto latino, é aconselhável alterar o conjunto de caracteres (ingl. charset) padrão para UTF-8. Se você desejar fazê-lo nesse momento, selecione a caixa de seleção Use UTF8 as default server’s character set (Usar o UTF8 como o conjunto de caracteres padrão do servidor). Isso pode ser alterado posteriormente e, mais ainda, é possível especificar para cada banco de dados um conjunto de caracteres diferente.
A opção Install as service instalará a instância do servidor do MariaDB como um serviço do sistema operacional (ou seja, um programa que roda em plano de fundo, isto é, sem ser controlado pelo usuário e que, geralmente, é inicializado juntamente com o sistema). O nome do serviço (Service name) irá ajudá-lo a identificar a instância do servidor em execução na lista dos serviços/processos ativos do Windows. Se não optar pela instalação como um serviço, para tornar os bancos de dados acessíveis será necessário iniciar a execução do servidor manualmente.
A opção Enable networking (Habilitar a rede) é padrão e escolhe o software de redes (TCP/IP) como meio de comunicação com a instância do servidor de banco de dados. Se você desmarcá-la, então essa comunicação será feita por meio de pipe nomeado. É recomendado manter selecionado Enable networking; o instalador sugere o uso da porta 3306, contudo, você pode fornecer outro número de porta se assim quiser.
Deixando o video de demonstração




